X Assistência 24h Clique para mais informações
X Ou preencha o formulário
clicando aqui

Novidades

Vazão de gás adequada e consumo na soldagem

Como você controla o consumo de gás de sua empresa? Após muitos anos de experiência no setor da soldagem tanto na aplicação quanto na manutenção percebemos que a maior parte das empresas desconhece o real consumo de gás, e mesmo nestes tempos difíceis da economia  a maior parte não está atenta ao gás da soldagem.  Abaixo elenco alguns fatores que irão lhe ajudar a compreender melhor: 

1° O maior consumo de gás é gerado por vazamentos! Esta afirmação pode assustar você em um primeiro momento, mas desafio você a realizar uma análise em sua fábrica para constatar. Utilize apenas água e sabão/detergente que imediatamente perceberá a quantidade de vazamentos que existe, desde a rede ou cilindro de gás até a ponta da tocha de soldagem. Após nos comente sobre os resultados.

2° Regulagem adequada da vazão de gás. Muitos profissionais experientes tem dúvida em qual é a vazão adequada utilizar. Por este motivo muitos profissionais com o medo de “dar problema” sempre colocam um volume de gás acima do necessário, por consequência aumentando o volume de gás consumido.

3° Qual é a vazão de gás ideal? Esta pergunta parece ser complexa, mas é de simples resposta e fácil implementação. Deve-se verificar o diâmetro de arame que está sendo utilizado e multiplicar por 10, logo obteremos a vazão ideal. Citando um exemplo de arame de solda 0,8mm X 10 a vazão do gás deve ser de 8l/min. Se o diâmetro de arame for de 1,2mm X 10 a vazão do gás deverá ser de 12 l/min. Esta regra pode ser aplicada em 99% dos casos. A exceção ocorre quando a peça não chega para a soldagem limpa. O óleo pode ser uma interferência e pode ser necessário aumentar a vazão do gás para corrigir a imperfeição do processo anterior.

Da mesma forma aplicamos a exceção a locais de soldagem com portas abertas onde o vento pode gerar porosidade. Novamente para corrigir este problema de local devemos aumentar um pouco a vazão do gás. E a última exceção é quando o stik-out for muito alto que demanda um pouco de mais vazão.

Esperamos colaborar com a eficiência de sua empresa e de suas atividades.

Obrigado.

Juarez Fochesatto

Diretor - Powermig

Últimos Vídeos

Outras Novidades