Compartilhe:

Soldagem no espaço: é possível?

Notícias

06/04/2020

Soldagem no espaço: é possível?

“A soldagem é a técnica de união de componentes metálicos mais utilizados pela indústria, tanto na fabricação quanto na recuperação de peças e estruturas.”

O aumento das demandas para maior produtividade e qualidade em setor de metalúrgicas, manufaturas, agrícolas, surgem à necessidade de novas técnicas e processos de soldagens, que antes não eram imagináveis. 

Um dos questionamentos é a soldagem no espaço, na atmosfera: Será que possível utilizar a soldagem para montagem e manutenção de estruturas nesse ambiente?

Essa aplicação de soldagem no espaço facilitaria muito a manutenção de equipamentos e estruturas desgastados, como por exemplo, a Estação Espacial Internacional.  E ajudando a reduzir o alto custo com o combustível necessário para colocar a espaçonave em órbita, podendo ser possível o transito das estruturas ainda desmontadas para o espaço.

Claro, que o ambiente espacial tem características próprias e especiais que precisam ser levadas em consideração para o desenvolvimento de todo processo da soldagem, como por exemplo: Vácuo, ausência de gravidade e radiação ionizante. 

Para esse processo ser possível, a soldagem a Laser é mostrado como um excelente aliado para a aplicação espacial,  sendo utilizado uma luz de alta energia concentrada, permitindo a aplicação de soldas com alta qualidade e maior velocidade em todo processo de soldagem.

A soldagem a laser está em constante desenvolvimento nos institutos tecnológicos e empresas do segmento no mundo todo, a Panasonic está no desenvolvimento do processo a laser e em breve teremos novidades.

O processo se apresenta como promissor em diversas aplicações, contribuindo para o aumento do controle sobre o processamento de materiais.

 

Referências:
https://www.weldingland.com.br/post/welding-in-space-is-it-possible

Parceiro

Parceiro

Certificado

Certificado

Associados à

Associados à

Financiamento

Financiamento Financiamento