Compartilhe:

Sobre automação industrial:  A robótica também gera oportunidades de empregos!

Notícias

28/07/2020

Sobre automação industrial: A robótica também gera oportunidades de empregos!

Na evolução da indústria 4.0, com a tecnologia a cada minuto apresentando novos recursos e facilidades para os negócios, os robôs veem para serem mais adaptáveis, acessíveis e fáceis de programar para qualquer necessidade industrial. 


São uma das melhores opções para execução de tarefas precisas, aumento da produtividade, otimizar as operações e aumentar a qualidade dos produtos fabricados para uma melhor vantagem competitiva no mercado. 


Mas, ao mesmo tempo de todas vantagens que ele possui, um detalhe muito importante é que está ajudando a redistribuição dos colaboradores atuais das empresas para se focarem em demais tarefas de maior valor agregado, onde ajudem as empresas no crescimento de lucros e criando novas oportunidades e ocupações. 


Veja abaixo algumas dessas oportunidades:

 

  • Programador: 

Cargo para soldadores experientes, que já possuem vivência na área de automação industrial ou que possuem treinamento adequado para começar a operar. 
Esse cargo pode ser dedicado a programação dos robôs de solda nas linhas de produção das empresas, envolvendo o uso de softwares de programação offline, como o DTPS (Desk Top Programing and Simulation System) oferecido pela Powermig, que gera ao programador a liberdade de criar, testar e ajustar o programa de trabalho sem que precise ser interrompida a produção. 
Lembrando que é sempre importante que o programador seja treinado a cada nova atualização para que possa ajudar na manutenção e montagem de células ou robôs conforme seja necessário. 

 

  • Operador para célula robotizada/Robô:

Responsável por quem vai operar as funções dos robôs, o operador poderá efetuar o carregamento e descarregamento dos produtos, efetuando uma análise mais precisa da qualidade das peças e reabastecendo outros consumíveis necessários para o processo.

 

  • Técnico em robótica: 

Responsável pela manutenção interna, que poderá testar e gerar sistemas das células robotizadas conforme a demanda e necessidade para que as operações se mantenham em funcionamento sem atrasos e problemas. Cuidará da manutenção preventiva e corretiva, cursos que estão disponíveis para aquisição na Powermig.

Algumas dessas ocupações exigem um nível de  conhecimento e habilidade maior, é importante que as empresas façam planos de treinamentos e atualizações para aperfeiçoar  os conhecimentos de seus trabalhadores atuais e novos à medida que as necessidades vão surgindo. 


As empresas que estão optando no investimento em automação industrial, estão conseguindo lidar com as oscilações dos mercados com maior confiança e facilidade, mantendo seus funcionários e mantendo-se lucrativos e competitivos. 

 

Se a implementação de células robotizadas já é uma pauta em seus negócios e empresas, nós podemos ajudar a garantir o projeto ideal conforme a necessidade e para o melhor ROI (Return On Investment).

Parceiro

Parceiro

Certificado

Certificado

Associados à

Associados à

Financiamento

Financiamento Financiamento